quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil.
Existem dois tipos de gordura, a visceral (localizada próxima aos nossos órgãos) e subcutânea (localizada abaixo da pele).

Para saber qual tipo de gordura você tem, é só dar uma beliscada na barriga. Se for fácil de pegar é subcutânea. Se for uma barriga dura, difícil de pegar, é visceral.

A gordura visceral, localizada entre os órgãos, é a que oferece maior risco para doenças, ela dificilmente pode ser retirada com uma lipoaspiração, pois, pode perfurar os órgãos.

É necessário saber que a lipoaspiração, não oferece nenhum benefício para pessoas que estão acima do peso. Isso por que, a gordura retirada é a que está abaixo da pele, e a gordura que contribui para doenças cardiovasculares é a que está entre os órgãos. O ideal, seria chegar próximo ao peso ideal, antes de fazer a cirurgia.

Analisou-se que pessoas que ganharam peso após a lipoaspiração, obtiveram também depósito de gorduras viscerais e isso traz muitos riscos a saúde, como diabetes, elevação de colesterol, doenças do coração, entre outras. Isso não aconteceu com pessoas que praticaram atividade física após a cirurgia.

A princípio a lipo pode ser um método fácil e rápido para se chegar a medidas desejáveis, porém pode causar um grande desconforto em um pequeno período.

O paciente  deve se reeducar tanto na alimentação, quanto praticar atividade física, antes de fazer a lipo. Pessoas que decidem por lipoaspiração, devem estar próximas de seu peso ideal, a lipo não emagrece.  Ao ganhar peso após a lipo o paciente estará colocando sua saúde em risco, devido aumento da concentração de gordura entre os órgãos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Alimentos Saudáveis

Quer uma dica de alimentos que você pode inserir em seu cardápio hoje?





Você nunca deve ter parado para pensar na variedade de alimentos saudáveis que Deus colocou para que você tivesse uma vida saudável. Imagine a variedade de seu cardápio na semana, se pudesse inserir pequenas porções de cada um desses alimentos. 

Além de saborosos e nutritivos, são baratos e suas preparações não exigem horas de trabalho na cozinha.

Alguns são ricos em fibras, outros em carboidratos, outros em vitaminas C, E ou A, não importa, todos são benéficos (a pessoas sadias). Observe ainda que faltam os cereais e grãos, também muito importantes no dia a dia, como chia, linhaça, arroz, quinoa, soja, feijão, castanhas,etc 

Procure um nutricionista capacitado e tenha um plano alimentar elaborado de acordo com suas necessidades. Reeduque-se e se liberte de alimentos que te fazem mal.


Alimentos "detox"

Muito tem se falado sobre a atual dieta detox. Alimentos que auxiliam a "limpar" o organismo de toxinas (incluindo o fígado).

Para que essas toxinas não fiquem na corrente sanguínea e causem um "estrago" ainda maior, nosso organismo retém essas impurezas, quando estão em excesso, armazenando-as dentro de nossas células, dando início a muitas doenças. 


Mas muito mais que as preparações detox, temos também que nos preocupar com o que tem contribuído para a intoxicação de nosso organismo. De nada adianta desintoxicar e intoxicar novamente, o tratamento acaba sendo anulado.

Dentre os fatores que levam a produção de radicais livres, que agridem nosso organismo, e levam a muitas doenças, podemos citar a poluição (também cigarro), falta de sono, álcool, herbicidas químicos, medicamentos, falta de exercício, estresse e alguns alimentos. 

Os radicais livres contribuem para a formação de muitas doenças, dentre elas, podemos citar a artrite reumatóide, doenças pulmonares, inflamações (relacionada a ganho de peso), doenças cardiovasculares e câncer.

Dentre os alimentos que contribuem para a formação de radicais livres podemos citar os fast foods, refrigerantes, sucos industrializados, guloseimas, açúcar e carnes em excesso, alimentos prontos, congelados e embutidos (presunto, queijo, linguiça, salsicha, entre outros).

Um plano alimentar bem elaborado, de acordo com suas necessidades, incluindo atividade física, podem contribuir para uma qualidade de vida. Além de melhoras na aparência, muitas pessoas tem se beneficiado com melhoras na qualidade do sono, disposição, concentração e sistema imunológico.
Procure um nutricionista capacitado para orientá-lo.



terça-feira, 9 de setembro de 2014


Dietas vegetarianas

Quando bem planejadas, as dietas vegetarianas além de fornecer nutrientes em proporções adequadas, podem trazer muitos benefícios á saúde, inclusive na gestação e infância.
Ao contrário do que muitos pensam, dietas vegetarianas, podem apresentar uma quantidade e qualidade muito maior de nutrientes.


Estudos tem mostrado que o número de doenças cronico degenerativas e não transmissiveis, tem sido muito menor em vegetarianos.
Entre os benefícios estão a redução do peso, colesterol, pressão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e  câncer.

Existem vários tipos de vegetarianos:

  • Ovolactovegetariano (consome ovos e leite);
  • Lactovegetariano (consome leite);
  • Vegetariano estrito (não consome nenhum alimento de origem animal);
  • Vegan (não utiliza nada de origem animal, seja alimentos ou vestimentas).



Os motivos para as pessoas aderirem este tipo de alimentação variam desde respeito pelos animais, acreditando que também são passíveis de sentir sofrimento, prazer e felicidade, a preocupação com a saúde, ou com meio ambiente, já que a agropecuária é a maior responsável por erosão do solo, contaminação de mananciais e desmatamento dos principais biomas da natureza.
A emissão de gases (18%), responsáveis pelo efeito estufa, é causada pela produção digestiva dos ruminantes.
A produção de carne bovina era de 229milhões de toneladas entre 1999 / 200. Estima-se que esse número atinja 465 milhões em 2050.

Como todo planejamento alimentar deve ser acompanhado, assim também acontece com o vegetariano. A alimentação quando bem planejada não oferece riscos á saúde e fornece todos nutrientes necessários. No caso de vegetarianos, alguns  nutrientes específicos devem ser observados como a vitamina B12, ferro, zinco e calcio. Porém tudo depende do tipo de dieta adotada, a ovolactovegetariana, pode oferecer todos nutrientes.

Por que comer de três em três horas?

Ouvimos muito que o correto é comer de três em três horas. Gostaria de colocar aqui o mecanismo que podemos controlar, para que nosso metabolismo funcione adequadamente e nosso peso seja ajustado, já que quando nos alimentamos corretamente e com frequência, podemos selecionar melhor nossos alimentos em quantidade e qualidade adequada. Lembrando que a distribuição de calorias ao longo do dia faz toda diferença para quem quer emagrecer.

Então vamos lá. Comer com frequência, atingindo seis refeições ao dia ajuda a:

1) Controlar a oscilação de insulina. Esse hormônio ajuda a carregar para as células, produtos necessários para a formação de energia. Ao ingerir alimentos, mais que o necessário, a insulina transforma esse excesso em gordura (o famoso tecido adiposo). 

2) Longos períodos sem se alimentar, leva o organismo a entender que não está havendo energia necessária para seu funcionamento, então, quando a pessoa decide comer, grande parte do que for consumido, será armazenado, na forma de tecido adiposo (gordura). 

3) O hormônio grelina, relacionado com a sensação de fome, pode se acumular em períodos sem se alimentar. Seu acúmulo, faz com que não consigamos suprir a fome com alimentos saudáveis, geralmente optamos por alimentos hipercalóricos.

4)O hormônio cortisol, age também nesses períodos sem comer, utilizando a proteína para obtenção de energia ao nosso corpo. Ele também trabalha na formação de gorduras localizadas, que são armazenadas justamente para garantir a energia que não está vindo através da alimentação.

5) O consumo de guloseimas durante o dia, somente aumenta mais a fome. Isso por que, são muito calóricas e  não possuem os nutrientes necessários de uma alimentação saudável.

Agora você já sabe. Além de controlar o peso, uma alimentação balanceada, também ajuda na regulação da produção de muitos hormônios, o que garante sensação de bem estar. Quem jà passou por restrições alimentares sabe do que estou falando. As pessoas ficam mal humoradas, irritadas e chatas. Não vale a pena. Você pode se alimentar e viver com qualidade. Procure um nutricionista capacitado e tenha um plano alimentar adequado com suas necessidades diárias.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aditivos alimentares

Que alimentos industrializados fazem mal a saúde, todos sabem. Mas quais?
Os alimentos industrializados recebem aditivos para que seu tempo na prateleira, e mesmo em sua despensa seja infinitamente maior. Ou seja, além de comprar um alimento, você leva também muitas substâncias que nem imaginava que estaria pagando por isso.

Essas substâncias, não são alimentos para nosso corpo, muitas vezes são até toxicas.
Seguem as reações que podem ser causadas pelos aditivos alimentares:

- Inflamação (gerando automaticamente ganho de peso);
- Aumento de radicais livres (indisposição, envelhecimento precoce e câncer);
- Câncer (causado pelos danos celulares e mutação do DNA);
- Alterações de comportamento (irritabilidade, déficit de atenção e hiperatividade);
- Asma, urticária e dermatite;
- Doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão (alto índice de gorduras, açúcares/sódio).

A maior preocupação seria com as crianças, podendo ser uma das maiores consumidoras de alimentos industrializados. A criança não possui capacidade cognitiva para controlar o consumo.

Temos constantemente, ouvido falar sobre fraudes, onde são analisados a quantidade permitida de aditivos em alimentos e muitos são reprovados. No caso desses alimentos consumidos por crianças, muitos foram reprovados na questão da quantidade de corantes.

Então não corra riscos. Os problemas não surgem de imediato, mas a longo prazo. Analise o que você está oferecendo ao seu filho. Garanta uma vida saudável e livre de doenças no futuro.


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Na medida certa

Como tudo na vida exige disciplina, esforço e dedicação, assim devemos ser quando a questão é emagrecimento. 
Ao perder o excesso de peso, o ser humano fica mais feliz, por ter alcançado seu objetivo. Porém, dietas restritivas, logo são abandonadas, afinal, quem aguenta comer sempre a mesma coisa? E por fim, voltamos aos velhos hábitos errôneos novamente.

Quando a questão é perda de peso, não somente a alimentação deve ser modificada, mas um novo estilo de vida deve ser adotado, devemos  observar outras coisas como:

- Qualidade no sono
- Horário determinado para alimentar-se
- Prática de atividade física

Uma idéia errônea é a de que "para emagrecer temos que fechar a boca". Outra forma adotada é retirar alguns alimentos do cardápio.


O que todos precisam saber sobre uma alimentação adequada, é que deve-se fornecer todos os nutrientes necessários, em quantidade suficiente a garantir o bom funcionamento do organismo. 

Uma sugestão seria adicionar ao dia a dia, alimentos alcalinos, antioxidantes e ricos em omega 3,  (brócolis, cenoura, repolho, couve, peixes, entre outros) e diminuir alimentos que favorecem inflamações (carnes vermelhas, doces, enlatados, embutidos, entre outros alimentos prontos e industrializados). Lembrando que a gordura abdominal é um tecido adiposo inflamado.

Aí sim, juntando tudo isso aos itens mencionados acima, o nosso organismo que é muito sábio, começa a eliminar tudo o que ficou acumulado, devido ao consumo inadequado, ajustando assim seu peso ideal.


Toda mudança no início parece ser difícil, por que exige disciplina. Aqueles que se esforçam, logo conseguem observar os resultados. Afinal vida saudável é sinônimo de vigor. Corra, não espere que seja tarde para cuidar da sua saúde! Busque orientação com um nutricionista capacitado.




Beleza que se põe a mesa

Um dos mercados que hoje mais cresce, é o da estética. Muitas pessoas investem altos preços pela beleza. Afinal quem não gosta de investir em si mesmo, cuidados para o corpo, cabelos, unhas.

Porém o que poucos conseguem assimilar, é que os nutrientes usados são também oferecidos na alimentação, auxiliando ainda mais os tratamentos estéticos. Aliás, de nada adianta estar bem cuidado por fora e maltratado por dentro. 
Como giramos em torno da genética, podemos observar aquelas pessoas que carregam os genes da beleza. Mas nem todos nasceram com essa sorte, e se cuidar é uma opção de escolha.

Nutrientes como ômega-3, vitamina C, E, betacarotenos, licopeno, entre outros, protegem as células contra os famosos radicais livres, que promovem o envelhecimento precoce. Esses nutrientes são essenciais quando se fala em uma aparência radiante e saudável. 
Assim como o colágeno, que especialmente deve ser ingerido, acima dos trinta anos, onde sua produção se torna mais prejudicada. Um nutriente importante para cabelos, unhas e firmeza da pele.

Quanto a hidratação, vale a pena relembrar bebidas além da água que podem enriquecer ainda mais o processo, como os sucos detox, suco integral de uva, água de coco, chás verde. Bebidas que realmente fazem a diferença em uma alimentação saudável que reflete na pele, uma aparência sadia e revigorante.

Porém todos esses nutrientes devem ser inseridos de acordo com a necessidade particular de cada um. O consumo inadequado pode ser prejudicial a saúde. Um nutricionista capacitado, poderá inseri-los em uma dieta especifica á você, sem riscos ou danos á sua saúde.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Hábitos alimentares das crianças



Ir para a cozinha depois de uma jornada de trabalho, sabendo que existem "N" tarefas, não é nada fácil para a mulher. 

Devido a jornada dupla de trabalho da mulher, é muito comum, os filhos terem uma alimentação inadequada, o que provoca o aparecimento de cáries e interferências no desenvolvimento, como também é muito comum distúrbios alimentares na adolescência como a obesidade.

Os hábitos alimentares dos pais, interferem absolutamente nas condutas das crianças no futuro. Elas realmente carregarão ao longo de suas vidas, o que aprenderam com os pais na infância.
Sendo assim, buscar alternativas prazerosas é muito importante. Dedique esse momento para estar junto a família. Alimentar-se bem vai muito além de sentar-se a mesa.

O hábito de estar na cozinha com a família além de prazeroso, é de grande importância para que as crianças estejam em contato com os alimentos, o que interferirá significativamente em  hábitos saudáveis.

Além de receber ajuda, a mamãe, poderá aproveitar para estar junto da família, suprindo os momentos de ausência por causa de seu trabalho fora do lar e saber que está ensinando coisas boas a seus filhos.

Hábitos alimentares e saúde caminham sempre juntos.


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Os 7 pecados de uma dieta.

Hoje em dia, inúmeras pessoas, estão insatisfeitas com seu peso e vivem brigando com a balança. Geralmente após inúmeras dietas, retornam ao seu peso, ou mesmo até com alguns quilos a mais. Isso por que dietas restritivas não oferecem os nutrientes necessários ao organismo, e mais cedo ou mais tarde, o indivíduo volta a comer novamente como antes, ou mesmo ainda mais. Dessa forma, o organismo que desacelerou, devido a ausência de alimentos, acaba armazenando tudo aquilo que foi ingerido, e muitas vezes na forma de gordura.

 Algumas formas inadequadas adotadas para perda de peso são:
1- Ficar muito tempo sem comer, ou pular as refeições
2- Consumir ou restringir algum grupo de alimento, como proteínas ou carboidratos
3- Trocar as principais refeições do dia por fruta ou um lanche rápido
4- Abusar de petiscos, são calóricos e não possuem nutrientes
5- Comer rápido - você acaba ingerindo mais alimentos, pois, não há tempo de o cérebro assimilar o momento de saciedade
6- Beber pouca água 
7- Não controlar o tamanho das porções adequadas dos alimentos

Diga não as dietas, reeduque-se!


Misturar ou separar?

Ao montar sua refeição, geralmente escolhemos aqueles alimentos que mais combinam com nosso paladar. Porém algumas combinações, podem prejudicar a absorção de alguns nutrientes.




Um exemplo que podemos citar é o famoso café com leite. A cafeína acaba diminuindo a absorção de cálcio, ferro e vitamina C contidos no leite, o mesmo acontece com o cafezinho após o almoço, de nada adianta caprichar no prato e depois tomar café.

Já o trivial feijão com arroz. Os dois ingredientes típicos da nossa alimentação possuem aminoácidos. Juntos, eles formam proteínas importantes ao organismo. Além disso, os minerais e vitaminas fornecidos por eles são ótimos para o funcionamento do intestino e equilíbrio do metabolismo. Melhor ainda se puder substituir o arroz branco pelo integral.

A laranja que combina muito bem com a feijoada, realmente auxilia na digestão. Além de conter vitamina C que ajuda na absorção de ferro. Já o suco de frutas faz o efeito contrário em relação a digestão. Ingerir líquidos as refeições, promove a diluição do suco gástrico, prejudicando assim, o processo de digestão dos alimentos.
O louro, além de conferir sabor agradável ao feijão, auxilia na digestão, ajuda a prevenir dores de cabeça e estabiliza os níveis de glicose no sangue.

Misturar ervas no sal, também é uma ótima opção. As ervas são consideradas funcionais, ou seja, trazem inúmeros benefícios a saúde. Além de aromáticas, elas ajudam a ressaltar o sabor dos alimentos, assim, a quantidade de sal inserida na preparação poderá se menor.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Benefícios do Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. 

O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálitocólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse ebronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.
O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
O consumo pode diminuir a pressão arterial, o nível de glicose no sangue. Por isso, deve ser acompanhado em casos de pacientes hipertensos, ou com diabetes. Deve ser evitado por gestantes, cardíacos e pessoas com hemorragia.
Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Benefícios da Couve

Mais do que nunca está super em alta a utilização da couve em Sucos e Sopas DETOX!
Mas você sabe quais são os seus benefícios para a saúde?
Ela pertence a um grupo chamado brassicas, que atua com eficiência na limpeza hepática, pois possui  glicosinolatos, fitoquímicos naturais que possuem ação desintoxicante, em sua composição.

Ao eliminarmos mais impurezas no nosso organismo, potencializamos o processo de emagrecimento, nos sentimos mais dispostos, menos cansados e com pele e cabelos mais bonitos.
Além disso, esta folha é tão rica em cálcio e  magnésio que pode ser considerada mais adequada que o leite de vaca para os ossos.
Isso acontece pois o cálcio é dependente do magnésio na formação da massa óssea e o leite tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária, fazendo com que seu cálcio  tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto.
O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras funções como: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controleregular a ação de hormônios econtrolar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa).
Vale lembrar que a couve, por ser rica em magnésio, também é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores (melhorando o desânimo e mau humor).
É uma poderosa cicatrizante estomacal, sendo indicada em sucos matinais para pessoas com gastrite ou úlceras, e auxilia na renovação celular, por ser rica em clorofila.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014




Açúcar ou adoçante?

Como escolher um dos ingredientes principais, que adoçam o nosso dia.
Os açúcares são provenientes da cana de açúcar, a diferenciação destes, é feita de acordo com o seu refinamento, ou seja, o ranking vem da seguinte forma:
1- Açúcar mascavo
2- Açúcar demerara
3-Açucar cristal
4- Açúcar branco

Os açúcares, a cada processo de refinamento, recebem aditivos químicos, além de perder suas propriedades nutricionais.
O açúcar branco não possui nenhum tipo de nutriente. E além de não nutrir o organismo, ele também elimina vitaminas do nosso organismo.Como ele aumenta rapidamente o índice glicêmico e logo ocorre a queda por aumentar a produção de insulina, estaremos rapidamente com fome.
A melhor escolha seria o açúcar mascavo, porém muitas pessoas não conseguem se adaptar ao paladar, então o açúcar demerara é o que possui maior facilidade de aceitação e ainda mantém as propriedades nutricionais.
Uma forma mais saudável também é um novo produto natural, proveniente de uma suculenta originada do México, chamada agave.Bem parecido com o mel, possuem frutooligossacarídeos que alimentam as bifidobactérias no nosso intestino, reforçando nosso sistema imunológico. Comparando com o mel, o agave possui sabor mais suave e baixo índice glicêmico (absorvido mais lentamente), não açucara como o mel e não possuir o risco de contaminação por botulismo,por isso crianças menores de um ano podem usar, o que não acontece com o mel.




Já aos adeptos a adoçantes, o ranking fica da seguinte forma:
1- Stevia
2- Adoçantes a base de sucralose
3- Quase nunca os outros existentes como aspartame e sacarina sódica.

A melhor opção seria partir para um adoçante mais natural como a stevia ou a base de sucralose.
O aspartame é o pior de todos, é uma quimica pura. Não ha comprovação, mas tudo indica que o consumo elevado pode causar parkinson, auzheimer e câncer no futuro. Como geralmente as pessoas consomem muitos produtos diet/light, deve-se somar o adoçante utilizado a esses produtos, o que pode levar a uma dose exagerada de adoçante durante o dia.
O aspartame bloqueia o triptofano, um aminoácido que produz serotonina, então ele pode aumentar a vontade de comer doce, alteração de  humor e ansiedade.
Como o próprio nome ja diz, a sacarina sódica contém sódio, que pode reter líquidos e contribuir para aumentar a pressão arterial.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

As cores da liberdade


Hoje em dia comer bem, se tornou uma questão de classe e estilo. Parece ser tão prazeroso poder se controlar e consumir aquilo que realmente importa.
Poder escolher alimentos que farão total diferença no nosso dia a dia. Hidratar o corpo com muita água pura e fresca, comer frutas que ressaltam tantos nutrientes pela suas cores e cheiros vibrantes e sem falar nas verduras, o brócolis que parece uma arvorezinha e transparece tanta riqueza, e assim é a nossa natureza. Ela oferece tudo naturalmente como devemos consumir. Alimentos que nos fazem tanto bem. Tudo tão simples, cada alimento com sua cor que diferencia suas propriedades nutricionais.
Uma alimentação rica e balanceada, além de nutrir o organismo com o que ele realmente precisa, também pode trazer "N" benefícios, como os encontrados em alimentos com atividade prebiótica, os alimentos funcionais que vão desde reforçar nosso sistema imunológico á proteger de doenças como câncer, doenças cardiovasculares e até mesmo aumentar a absorção de vitaminas.
Essas dietas restritivas onde pessoas ficam sofrendo, passando mal, estressadas e por fim, na mesma, tão frustradas e agredindo o próprio corpo, como se ele fosse uma máquina, sem qualquer tipo de orientação colocando em risco sua saúde e muitas vezes sem efeito algum.
Bacana mesmo é poder saber que você pode se cuidar, tornando a sua alimentação mais prazerosa e sem culpa.


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Inflamação e ganho de peso

Estuda-se muito a obesidade ou o excesso de peso como originadas pela inflamação no nosso corpo. 
A inflamação leva a várias desordens metabólicas como alterações nos hormônios do controle da saciedade, aumento do apetite, aumento do acúmulo de gordura, diminuição da perda de peso, aparecimento de desordens estéticas como celulite, acne, queda de cabelo, psoríase e ainda leva a danos no nosso DNA que podem ser passados para os nossos filhos.

Outro fator importante que desencadeia a inflamação são algumas substâncias que causam alterações hormonais. Eles estão presentes nos herbicidas, conservantes, corantes, aditivos químicos, metais pesados e estão em larga escala na nossa alimentação. Eles levam a mudanças nas nossas células e estas mudanças ocasionam alterações hormonais e inflamação.

Começa-se a perceber que a perda de peso é muito mais que restrição de calorias, mas sim um conjunto entre diminuição da inflamação, diminuição na ingestão das substâncias que levam a alterações do funcionamento do corpo, aumento no consumo de alimentos antioxidantes, alimentos com muitos nutrientes, vitaminas, minerais e fitoquímicos, prática de atividade física, modulação hormonal, diminuição do estresse e outros fatores. Tudo isto é relacionado com o que cada organismo necessita e como ele reage frente a tudo e para isso o plano alimentar será feito para cada um e não para um grupo de pessoas com as mesmas características.

Então que tal começar a comer alimentos de verdade? Alimentar-se bem hoje é apenas uma decisão sua, buscar orientação de uma nutricionista habilitada, pode ser a abertura de novos conhecimentos e consequentemente aderência a novos hábitos.

As "milagrosas" farinhas

Hoje em dia vale tudo para perder aqueles quilinhos. E o mercado não perde tempo, oferecendo de tudo para ganhar a atenção de todos que almejam paz com a balança.
Há uma diversidade enorme de farinhas:

- Farinha seca barriga

- Farelo de feijão branco
- Farinha de berinjela
- Farinha de maracujá 
- Farinha de banana verde entre outras

Realmente tem opções para todos os gostos. Mas cada uma possui sua propriedade nutricional, assim como uma quantidade recomendada para consumo diário.

Não devem ser consumidas indiscriminadamente, pois, no caso a farinha de feijão branco, se consumida por mais de 30 dias, pode ser toxica ao organismo.

Já a tal farinha seca barriga, nada mais é que uma mistura de todas essas farinhas, então, você acaba consumindo um produto que muitas vezes seu organismo não está precisando e lembrando que há uma quantidade excessiva de fibras. Seu consumo em grande escala, pode prejudicar a absorção de nutrientes, assim como um desarranjo intestinal.


É sempre recomendável que antes de seu consumo, você consulte um profissional habilitado que irá te acompanhar e orientar para que você alcance seu tão almejado objetivo.

Chá verde ou branco?

Todos derivam de uma plantinha chamada Camellia Sinensis.
O chá verde é produzido a partir das folhas, já o branco das flores e brotos, por isso, o chá branco possui sabor mais delicado.

O chá branco possui propriedades semelhantes a do chá verde, porém quantidade menor de cafeína e quantidade maior de polifenóis que combatem os radicais livres.

Estes chás são ricos em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, que conferem aos chás uma atividade antioxidante. Os antioxidantes protegem as células do nosso organismo contra agressões causadas pelos radicais livres. Sendo assim, previnem a formação de doenças, como também nosso envelhecimento. 


Estes chás devem ser evitados por hipertensos, hipotireoidismo e glaucoma.
Para melhor aproveitamento, consumir logo o preparo. Lembrando de não ferver a água do chá, colocar o sachê sob infusão e abafar por 5 minutos.

Com ou sem glúten?

Muitas pessoas aderiram a tal dieta sem glúten. O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio e cevada. Essa proteína não sendo digerida por pessoas portadoras da doença celíaca, causa cólicas, desarranjos intestinais, vômito, além de inchaço nas pernas e outros sinais de desnutrição.

Se você não possui doença celíaca, por que excluir o gluten?

Relatam que a exclusão do glúten previne doenças, auxilia no processo de emagrecimento e promove desinchaço no corpo. Então vamos lá. 

Analisando que ha substituição de alimentos provenientes do trigo como pães brancos,pizzas, massas, bolos, tortas, biscoitos. A farinha branca é um tipo de carboidrato simples, que quando consumido, cai rapidamente na corrente sanguínea elevando a produção de insulina e rápida absorção da glicose, podendo elevar a glicemia, como a absorção é muito rápida, tão logo você estará com fome novamente. Também é o que acontece quando consumimos açucar branco.

Os outros carboidratos (mais indicados para consumo) são os carboidratos complexos, eles possuem baixo indice glicêmico, ou seja, eles demoram mais para serem absorvidos, sua digestão envolve várias etapas até que ele seja absorvido pelo organismo, por isso, oferecem um período maior de saciedade. Além de geralmente esses tipos de carboidratos virem acompanhados de fibras que diminuem a gordura circulante da corrente sanguínea.

Então o correto seria, não uma dieta sem glúten (a não ser que você seja celíaco), mas sim substituir os carboidratos simples por complexos.

Alguns alimentos fonte de carboidratos complexos são: mandioca, arroz integral, aveia, pães integrais, batata doce.

Nesse caso se compararmos a batata doce e a mandioca com a batata comum, seria a mesma coisa que compararmos um alimento branco com um integral..

Então agora você ja sabe, que uma alimentação mais balanceada, substitua os carboidratos simples por complexos. E quanto a dieta sem gluten, somente se for uma pessoa celíaca.