A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil.
Existem dois tipos de gordura, a visceral (localizada próxima aos nossos órgãos) e subcutânea (localizada abaixo da pele).
Para saber qual tipo de gordura você tem, é só dar uma beliscada na barriga. Se for fácil de pegar é subcutânea. Se for uma barriga dura, difícil de pegar, é visceral.
A gordura visceral, localizada entre os órgãos, é a que oferece maior risco para doenças, ela dificilmente pode ser retirada com uma lipoaspiração, pois, pode perfurar os órgãos.
É necessário saber que a lipoaspiração, não oferece nenhum benefício para pessoas que estão acima do peso. Isso por que, a gordura retirada é a que está abaixo da pele, e a gordura que contribui para doenças cardiovasculares é a que está entre os órgãos. O ideal, seria chegar próximo ao peso ideal, antes de fazer a cirurgia.
Analisou-se que pessoas que ganharam peso após a lipoaspiração, obtiveram também depósito de gorduras viscerais e isso traz muitos riscos a saúde, como diabetes, elevação de colesterol, doenças do coração, entre outras. Isso não aconteceu com pessoas que praticaram atividade física após a cirurgia.
A princípio a lipo pode ser um método fácil e rápido para se chegar a medidas desejáveis, porém pode causar um grande desconforto em um pequeno período.
O paciente deve se reeducar tanto na alimentação, quanto praticar atividade física, antes de fazer a lipo. Pessoas que decidem por lipoaspiração, devem estar próximas de seu peso ideal, a lipo não emagrece. Ao ganhar peso após a lipo o paciente estará colocando sua saúde em risco, devido aumento da concentração de gordura entre os órgãos.
