Então vamos lá. Comer com frequência, atingindo seis refeições ao dia ajuda a:
1) Controlar a oscilação de insulina. Esse hormônio ajuda a carregar para as células, produtos necessários para a formação de energia. Ao ingerir alimentos, mais que o necessário, a insulina transforma esse excesso em gordura (o famoso tecido adiposo).
2) Longos períodos sem se alimentar, leva o organismo a entender que não está havendo energia necessária para seu funcionamento, então, quando a pessoa decide comer, grande parte do que for consumido, será armazenado, na forma de tecido adiposo (gordura).
3) O hormônio grelina, relacionado com a sensação de fome, pode se acumular em períodos sem se alimentar. Seu acúmulo, faz com que não consigamos suprir a fome com alimentos saudáveis, geralmente optamos por alimentos hipercalóricos.
4)O hormônio cortisol, age também nesses períodos sem comer, utilizando a proteína para obtenção de energia ao nosso corpo. Ele também trabalha na formação de gorduras localizadas, que são armazenadas justamente para garantir a energia que não está vindo através da alimentação.
5) O consumo de guloseimas durante o dia, somente aumenta mais a fome. Isso por que, são muito calóricas e não possuem os nutrientes necessários de uma alimentação saudável.
Agora você já sabe. Além de controlar o peso, uma alimentação balanceada, também ajuda na regulação da produção de muitos hormônios, o que garante sensação de bem estar. Quem jà passou por restrições alimentares sabe do que estou falando. As pessoas ficam mal humoradas, irritadas e chatas. Não vale a pena. Você pode se alimentar e viver com qualidade. Procure um nutricionista capacitado e tenha um plano alimentar adequado com suas necessidades diárias.