Como tudo na vida exige disciplina, esforço e dedicação, assim devemos ser quando a questão é emagrecimento.
Ao perder o excesso de peso, o ser humano fica mais feliz, por ter alcançado seu objetivo. Porém, dietas restritivas, logo são abandonadas, afinal, quem aguenta comer sempre a mesma coisa? E por fim, voltamos aos velhos hábitos errôneos novamente.
Quando a questão é perda de peso, não somente a alimentação deve ser modificada, mas um novo estilo de vida deve ser adotado, devemos observar outras coisas como:
- Qualidade no sono
- Horário determinado para alimentar-se
- Prática de atividade física
Uma idéia errônea é a de que "para emagrecer temos que fechar a boca". Outra forma adotada é retirar alguns alimentos do cardápio.
O que todos precisam saber sobre uma alimentação adequada, é que deve-se fornecer todos os nutrientes necessários, em quantidade suficiente a garantir o bom funcionamento do organismo.
Uma sugestão seria adicionar ao dia a dia, alimentos alcalinos, antioxidantes e ricos em omega 3, (brócolis, cenoura, repolho, couve, peixes, entre outros) e diminuir alimentos que favorecem inflamações (carnes vermelhas, doces, enlatados, embutidos, entre outros alimentos prontos e industrializados). Lembrando que a gordura abdominal é um tecido adiposo inflamado.
Aí sim, juntando tudo isso aos itens mencionados acima, o nosso organismo que é muito sábio, começa a eliminar tudo o que ficou acumulado, devido ao consumo inadequado, ajustando assim seu peso ideal.
Toda mudança no início parece ser difícil, por que exige disciplina. Aqueles que se esforçam, logo conseguem observar os resultados. Afinal vida saudável é sinônimo de vigor. Corra, não espere que seja tarde para cuidar da sua saúde! Busque orientação com um nutricionista capacitado.
