quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Alimentos "detox"

Muito tem se falado sobre a atual dieta detox. Alimentos que auxiliam a "limpar" o organismo de toxinas (incluindo o fígado).

Para que essas toxinas não fiquem na corrente sanguínea e causem um "estrago" ainda maior, nosso organismo retém essas impurezas, quando estão em excesso, armazenando-as dentro de nossas células, dando início a muitas doenças. 


Mas muito mais que as preparações detox, temos também que nos preocupar com o que tem contribuído para a intoxicação de nosso organismo. De nada adianta desintoxicar e intoxicar novamente, o tratamento acaba sendo anulado.

Dentre os fatores que levam a produção de radicais livres, que agridem nosso organismo, e levam a muitas doenças, podemos citar a poluição (também cigarro), falta de sono, álcool, herbicidas químicos, medicamentos, falta de exercício, estresse e alguns alimentos. 

Os radicais livres contribuem para a formação de muitas doenças, dentre elas, podemos citar a artrite reumatóide, doenças pulmonares, inflamações (relacionada a ganho de peso), doenças cardiovasculares e câncer.

Dentre os alimentos que contribuem para a formação de radicais livres podemos citar os fast foods, refrigerantes, sucos industrializados, guloseimas, açúcar e carnes em excesso, alimentos prontos, congelados e embutidos (presunto, queijo, linguiça, salsicha, entre outros).

Um plano alimentar bem elaborado, de acordo com suas necessidades, incluindo atividade física, podem contribuir para uma qualidade de vida. Além de melhoras na aparência, muitas pessoas tem se beneficiado com melhoras na qualidade do sono, disposição, concentração e sistema imunológico.
Procure um nutricionista capacitado para orientá-lo.